Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

O ano é 1994. O ex-governador João Durval (PMN) renuncia à prefeitura de Feira de Santana para tentar voltar ao Palácio de Ondina. Do outro lado, o ex-vice-governador Paulo Souto (PFL) era a aposta de Antônio Carlos Magalhães para a sucessão.



ACM havia renunciado para concorrer ao Senado. Candidato a governador em uma época que não havia reeleição, Paulo Souto precisou renunciar na sequência ao cargo de vice-governador. Ruy Trindade, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, assumiu o governo de forma provisória até a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) eleger, de forma indireta, o deputado estadual Antônio Imbassahy (PFL).

A campanha foi marcada por ataques dos dois principais candidatos. Durval, ex-carlista rompido com a cúpula de ACM, denunciou durante o horário eleitoral a perseguição que sofreu do clã na sua última passagem como prefeito de Feira, assim como a então prefeita de Salvador, Lídice da Mata (PSDB).

Sem aliança formal, Durval apoiou Fernando Henrique Cardoso (PSDB), aliado do PFL, na disputa presidencial contra Lula. Nas urnas, o embate Durval x Souto culminou em um segundo turno, resultado que voltou a se repetir no estado apenas em 2022. O candidato do PMN ainda acusou ACM de usar a máquina e veículos de comunicação de sua propiedade para beneficiar seu adversário.

“Ele teve todas as outras emissoras, gastou com publicidade na Prefeitura de Feira de Santana com contratos que ele não pode nem explicar como é que está fazendo a campanha”, disse ACM em entrevista à Folha de S. Paulo, quando questionado sobre o assunto.

Paulo Souto, que quase foi eleito ainda no primeiro turno, após obter 49,30%, garantiu a vitória no segundo turno, com 58,64%, contra 41,36% de João Durval.

Já na eleição para o Senado, o ex-governador Antônio Carlos Magalhães foi o candidato mais votado, elegendo também o companheiro Waldeck Ornelas, que protagonizou uma disputa acirrada contra o também ex-governador Waldir Pires.

João Durval voltaria a concorrer a governador, em 1998, mas com um resultado abaixo do obtido no pleito anterior, ficando apenas nas terceira colocação.



Deixe sua opinião