
Foto: Pedro França/ Agência Senado
Segundo a coluna Satélite, do jornal Correio, são vários os motivos que dificultam o recuo de Lídice da Mata (PSB) nos planos de disputar a Prefeitura de Salvador na eleição de novembro, como quer o PT.
O primeiro é que o fato desagradaria os candidatos do partido a vereador da capital baiana. Todo o grupo quer que Lídice puxe os votos para legenda como candidata à Prefeitura.
Além disso, uma candidatura de Lídice fortaleceria o nome dela em Salvador, sua principal base de apoio, para as eleições de 2022: seja na sucessão de Rui, como candidata a governadora novamente, ou ainda para a reeleição à deputada, já que em 2018 Lídice teve grande dificuldade para conseguir votos e precisou contar com a saída de Bebeto do páreo para se eleger à Câmara Federal.
Para o partido de Rui, a candidatura de Lídice a prefeita de Salvador seria um desastre para Denice Santiago, uma vez que, além de Lídice, Olívia Santana (PCdoB) disputará exatamente os mesmos votos. Entre Lídice, Olívia e Denice, a última certamente terá mais dificuldade para conseguir o apoio da população.