Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A Secretaria de Saúde da Bahia informou que, em um único dia, 24 baianos morreram na expectativa de uma vaga em leito de UTI no estado.
Mesmo assim, o governador Rui Costa (PT) mantém o Hospital Metropolitano fechado. A previsão de inauguração é para este sábado, entretanto existe a chance da abertura ser adiada novamente.
O Metropolitano ajudaria a interromper a grande fila por espera em leitos clínicos e de UTI para pacientes com Covid-19 na Bahia. A unidade tem 100 leitos de UTI e 180 leitos clínicos.
Por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), o jornal Correio tentou saber quantas pessoas já morreram, ao todo, no estado, esperando UTI.
A Sesab explicou que “existem diversas variáveis que podem influenciar o dado, uma vez que a doença pode evoluir de forma muito rápida no paciente. Às vezes, sequer dá tempo de o profissional fazer a avaliação completa, dar o diagnóstico e devidos encaminhamentos”, diz a nota.
Nesta quinta-feira, a Bahia tinha 446 doentes de covid-19 na fila por UTI. Outros 177 pedidos eram para leitos clínicos de adultos.