Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Divulgação/ Reprodução

O candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a disparar contra o seu principal adversário nas eleições, ACM Neto (UB), e a vice Ana Coelho (Republicanos) por se autodeclararem pardos.



De acordo com o petista, Neto e Ana fazem “a dupla mais rica e branca” nas eleições deste ano e por isso, não precisaria “mentir” para a Justiça. Jerônimo disse ainda que a autodeclaração da chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Salvador configura fraude eleitoral.

“A dupla mais rica – e branca – de candidatos ao governo da Bahia não deveria precisar mentir à Justiça Eleitoral para arrecadar um pouco mais dos recursos do fundo partidário. O artifício de candidatos brancos se autodeclararem ‘negros’ ou ‘pardos’ configura fraude eleitoral – e pode resultar na impugnação das candidaturas”, disparou Jerônimo.

A Justiça prevê uma divisão do fundo partidário levando em conta a as autodeclarações étnicas dos candidatos. Configura-se fraude quando a afirmação étnica acarreta no recebimento de recursos não devidos para a coligação representada pelo fraudador, infração que se encaixa na categoria abuso de poder econômico.

Na última quinta-feira (1º), A Corregedoria-Geral deu prazo até o próximo dia 3 para que ACM Neto e Ana Coelho justifiquem a autodeclaração “parda”.



Deixe sua opinião