Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Em 16 anos de carreira política, ACM Neto tornou-se um milionário. Na sua primeira declaração de bens à Justiça Eleitoral, quando se candidatou a deputado federal pela primeira vez, o seu patrimônio era de R$ 820 mil. Em 2022, quando precisou tornar público novamente seus bens para disputar o governo da Bahia, sua fortuna estava em R$ 41,7 milhões.
O ex-prefeito de Salvador aumentou a sua riqueza em 50 vezes num período de 16 anos. Só um prêmio de mega sena para gerar essa multiplicação do patrimônio. Mesmo que tivesse aplicado integralmente os salários de deputado e prefeito no investimento mais rentável durante o período, o vice-presidente nacional do União Brasil não teria alcançado riqueza desta magnitude.
Mistérios do poder político, que ACM Neto procurou expandir. Logo que conquistou a prefeitura de Salvador em 2012, o olho cresceu para Camaçari, a cidade com o segundo maior PIB do estado. Em 2016, a terra do Polo Petroquímico também estava na mira de ACM Neto e nela empreendeu grandes esforços para a eleição de Elinaldo. Salvador era favas contadas para ele.
Correligionário do DEM que depois se transformaria em União Brasil, Elinaldo era peça importante para o projeto de enriquecimento de ACM Neto com a política. Com a eleição e reeleição de Elinaldo em Camaçari, os negócios de Neto e seus menudos se expandiram na rica cidade vizinha, localizada numa extensa orla de grande potencial imobiliário.
Com certeza não consta na declaração de bens de ACM Neto nenhum patrimônio em Camaçari.
Camaçari é um negócio muito bom para ACM Neto e seu grupo. A denodada dedicação à campanha de Flávio Matos envolve muitos interesses financeiros. Nenhum interesse público. Eles, Neto e cia, não querem largar o osso.