Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A polêmica no em torno da autodeclaração racial do candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), ganhou mais um capítulo. O jornal A Tarde deve acesso a documentos que mostram o ex-prefeito se declarando branco ainda nas eleições deste ano.
Em 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que Fundo eleitoral fosse distribuído de forma proporcional ao número de candidatos negros dentro do partido. A mesma exigência vale para o tempo de propaganda gratuita.
De acordo com o documento obtido pelo A Tarde, o registro de ACM Neto deste ano no TSE, feito no dia 7 de agosto, diz que ele se autodeclarou branco e mudou pouco depois.
“O(A) candidato(a) é brasileiro(a) nato(a), nascido(a) em SALVADOR – BAHIA, no dia 26/01/1979, do gênero masculino, cor/ raça branca, casado, […] Empresário, não há informação complementar e não ocupou nos últimos 6 meses cargo em comissão ou função comissionada na administração pública”, diz o registro de candidatura de ACM Neto.
A polêmica sobre autodeclaração racial do ex-prefeito de Salvador vem repercutindo na imprensa de todo o país. Em entrevista ao podcast Prisma, ACM Neto rebateu as críticas sobre o episódio e disse que se declara como pardo desde 2016, quando tentou a reeleição para a Prefeitura de Salvador