Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

Convidado do Bahia Meio Dia desta segunda-feira (12), o ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), acusou os opositores políticos de agirem de forma preconceituosa acerca da sua autodeclaração como pardo (considerado parte da população negra segundo o IBGE) no Tribunal Superior Eleitoral. Sua vice, a empresária Ana Coelho (Republicanos), também se declarou parda, sendo alvo de ações.



Questionado pelo apresentador Wanderson Nascimento, Neto se defendeu e disse que a leitura social da sua cor é feita por ele, e afirmou que, se colocado ao lado de uma pessoa branca, será sentida a diferença de tons de pele.

“Quem é que faz minha leitura social como branco?”, questionou Neto, sendo rebatido pelo apresentador e continuando seu raciocínio e acusando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de ser o errado na questão da avaliação racial.

“Eu me considero pardo, você pode me colocar ao lado de uma pessoa branca, há uma diferença grande. Negro, não. Então o erro é do IBGE (sobre pardos considerados negros). Em 2016, eu fui candidato a prefeito, naquela época não havia fundo eleitoral, não haviam cotas. Eu me declarei pardo, está lá na minha declaração. Se tem alguém à vontade nessa história, sou eu, porque eu me considero assim. O povo baiano é misturado, há uma miscigenação enorme na Bahia”, continuou.

Neto ainda reafirmou se considerar pardo e disse que não vê por dos adversários os mesmos questionamentos, lembrando que o governador Rui Costa (PT) também se declarou pardo.

“Essa é uma crítica da oposição. Agora, Rui Costa se declarou pardo. O candidato a vice do PT se declarou pardo, e não tem diferença de cor para mim. Então, o político que se diz de esquerda pode se declarar pardo e o outro não. Sabe como é o nome disso? Preconceito, discriminação, coisas que não fazem parte da minha vida […] eu sou um cara que convive com a diversidade, governei Salvador de maneira plural, acolhendo a todos. Não aceito essa colocação, porque dentro de mim, é como um me enxergo”, finalizou o candidato.



Deixe sua opinião