Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

Principal nome da oposição no estado, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) avançou em quatro cidades que pertenciam ao grupo político do governador Jerônimo Rodrigues (PT), no recorte dos 30 maiores municípios baianos. Já o petista conquistou dois territórios.



Neto e seu grupo conquistou Lauro de Freitas, reduto histórico petista, com a vitória de Débora Régis (União Brasil). A candidata foi eleita com a maior votação da história da cidade. Jacobina, governada por Tiago Dias (PCdoB), agora será gerida por Valdir, do PMB.

Paulo Afonso, gerida por Marcondes Francisco (PP), agora ficará nas mãos de Mário Galinho (PSD), que apoiou Neto em 2022. Em Casa Nova, município comandando por Wilker (Avante), o grupo ligado a Neto venceu com Anisio Viana (PSDB).

Já Jerônimo conquistou duas cidades que pertenciam ao grupo político de ACM Neto: Juazeiro, com a vitória de Andrei da Caixa (MDB) contra a prefeita Suzana Ramos (PSDB), uma das principais aliadas do ex-prefeito de Salvador, e em Eunápolis, com Robério Oliveira (PSD), que venceu na cidade gerida por Cordélia (União), que desistiu da reeleição por conta da rejeição ao seu nome.

Jerônimo ainda pode conquistar Camaçari, hoje nas mãos de Elinaldo Araújo (União Brasil), com a possível vitória de Luiz Caetano (PT) no segundo turno.

Soma total

No total, Neto e seu grupo venceram em 22 dos 30 maiores municípios, enquanto Jerônimo e a base em sete deles. O número vai mudar com o resultado da eleição de Camaçari, no dia 27 de outubro.



Deixe sua opinião