Em uma de suas últimas aparições como prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) aproveitou para criticar a demora do Governo Federal para iniciar o plano de vacinação contra a covid-19 no Brasil.
“Lamento que a novela da vacina, aqui no Brasil, ainda não esteja concluída, enquanto vemos outros países da América Latina e do Sul já vacinando a população, aqui não começamos ainda. É lamentável e isso tem de servir de alerta para as autoridades federais agirem com mais rapidez, eficiência, energia e vigor, e é claro, habilitem o quanto antes as vacinas. Eu não posso acreditar que vacinas que são de laboratórios internacionalmente reconhecidos e que já estão sendo aplicadas em países como o Reino Unido, Estados Unidos e mais perto da gente, o Chile. Qual foi a exigência que esses países fizeram que precisamos fazer? Nenhuma, pelo amor de Deus, vamos parar de brincadeira”, disse o prefeito, na manhã desta terça-feira (29).
Neto também criticou as grandes festas de fim de ano no litoral nordestino em meio a um novo crescimento de infecções da Covid-19. Em Porto Seguro, cidade da região sul do estado, um juiz concedeu uma liminar que autoriza a realização de shows e festas, públicas ou privadas. O governador Rui Costa afirma que vai recorrer da decisão.
“Absurdo o que está acontecendo em vários lugares do litoral nordestino. Estamos vendo imagens, principalmente de cidades litorâneas, entupidas de gente, as pessoas que querem confraternizar façam dentro de casa, não tem porque sair e fazer festa para 2 ou 3 mil pessoas. Infelizmente o que pode ocorrer depois de tudo isso é uma ressaca terrível, a conta vai chegar”, afirmou.