O prefeito ACM Neto (DEM) garantiu, nesta quinta-feira (5), que a primeira etapa do inquérito sorológico realizado em Salvador deve ser concluída ainda neste mês. O levantamento está sendo conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de identificar, por amostragem, quantas pessoas foram infectadas pela covid-19. O resultado do estudo só será divulgado quando forem finalizadas as três etapas de aplicação.
“O inquérito sorológico já começou. Nossa expectativa é que, no mês de novembro, nós tenhamos a conclusão da primeira etapa. São três etapas. A leitura completa só ao fim do trabalho. Todo o embasamento que virá do inquérito será dado pela Fiocruz e pela Secretaria Municipal de Saúde. É um estudo importantíssimo para a gente ter uma ideia do alcance da doença em Salvador. Qual é de fato o percentual da população que já foi contaminado pelo coronavírus”, disse ACM Neto em entrevista coletiva.
O exame sorológico identifica a presença de anticorpos específicos, que apontam se a pessoa teve contato com o coronavírus. Entretanto, a presença de anticorpos não significa que a pessoa esteja imune à doença.
O prefeito afirmou ainda que futuras decisões sobre as flexibilizações poderão ser tomadas depois da conclusão do inquérito.
“Então, por exemplo, se a gente chegar à conclusão de que existe um percentual de pessoas muito amplo já com o IgG positivo, ou seja, que já desenvolveu anticorpos para a doença, isso pode, claro, nos permitir autorizar a retomada de atividades com maior velocidade”, afirmou.