O prefeito ACM Neto (DEM) declarou, na manhã desta quinta-feira (3), que as escolas da rede municipal de ensino estão preparadas para um eventual retorno às aulas presenciais. O gestor afirmou que a Prefeitura vem investindo na adoção de medidas preventivas contra a covid-19. Entretanto, ainda não há uma data para que as atividades sejam retomadas.
“A preocupação que eu tive no fim deste ano, desde outubro, foi pedir ao secretário [de Educação, Bruno] Barral que olhasse toda a nossa rede. Aumentasse os investimentos em manutenção. Que não poupasse os investimentos nesses protocolos de segurança sanitária, de maneira que, quando for possível a retomada do ano letivo, nós teremos um ambiente de segurança para oferecer aos nossos alunos”, disse prefeito em uma coletiva de imprensa.
“Além do quê, muitas escolas reformadas e novas escolas. Nós temos aí nove escolas para inaugurar até 31 de dezembro. Pode ser que não dê tempo por causa d minha agenda. Aí em deixo algumas para o prefeito eleito Bruno [Reis] fazer no início do próximo ano”, concluiu.
Neto ainda criticou o governo Bolsonaro por não ter um plano nacional para resolver o problema. “Isso é muito ruim, isso é muito ruim. O Ministério da Educação nunca chamou governadores e prefeitos para ter um diálogo e tratar do assunto. Realmente isso é muito ruim apara o país”, afirmou. “Aqui, nós estamos fazendo a nossa parte. Eu garanto a vocês que, assim que for possível a retomada do ano letivo, voltaremos com segurança e vamos recuperar o tempo perdido”, concluiu.