Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O ex-prefeito de Salvador e candidato a governador da Bahia, ACM Neto (UB), foi intimido pelo Corregedoria-Geral para apresentar uma justificativa após se autodeclarar pardo no registro da sua candidatura na Justiça Eleitoral. A ação é movida pelo candidato a deputado pelo PSOL, Jorge X.
A autodeclaração de Neto, assim como a de sua vice, a empresária Ana Coelho (Republicanos), repercutiu nacionalmente. Na ação movida pelo psolista, é questionado se o ex-prefeito fez o procedimento de “heteroidentificacao racial”. A dupla também e acusada de fraude e oportunismo. ACM Neto e Ana Coelho terão até o dia 3 de setembro para justificar a autodeclaração como pardo que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), faz parte da população negra, assim como os pretos.
“Nessa ação a gente pede para que a Justiça Eleitoral investigue as autodeclarações deles dois. Queremos saber se eles passaram por uma banca de heteroidentificação da Justiça Eleitoral. A gente sabe que eles não passaram porque a gente já investigou administrativamente e a informação que nos foi passada foi a de que a Justiça Eleitoral não instituiu banca de heteroidentificação racial. O Corregedor-Geral acolheu nossa ação e intimou a chapa para se manifestar. O prazo termina em 3 de setembro”, declarou Jorge X, que move a ação.