Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Agência Brasil / Valter Pontes / Secom / Divulgação / PT / PSOL

Cássio Moreira

A maioria dos candidatos ao governo da Bahia em 2022 é branca. Os dados constam no Divulga Candidatura, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com todos os registros dos postulantes aos cargos em jogo no pleito de outubro.



Brancos

Dos seis candidatos ao governo baiano, três se declaram brancos: o ex-ministro da Cidadania, João Roma (PL), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), o motorista por aplicativo Marcelo Millet, do PCO, e o professor Giovani Damico, do PCB.

Negros (Pretos e pardos)

Duas candidaturas se autodeclaram negras na eleição para o governo baiano. O policial Kleber Rosa, candidato do PSOL à sucessão estadual, registrou sua candidatura como preta. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), também se autodeclarou negro, constando como pardo no TSE. A vice de Neto, Ana Coelho (Republicanos), também consta como parda. 

Indígena

Concorrendo pela primeira vez a um cargo político eletivo, o ex-secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), é o único entre os seis candidatos a se autodeclarar indígena. Nos seus discursos de campanha, o petista tem se colocado como ‘afroindígena’, que representa uma junção entre as raízes pretas e indígenas.



Deixe sua opinião