Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Apesar da informação de que ACM Neto (UB) decidiu ser candidato a governador da Bahia em 2026, publicada pelo site Políticos do Sul da Bahia, existem algumas condicionantes para que isso se concretize daqui a dois anos.



O Política ao Vivo apurou com aliados próximos ao ex-prefeito de Salvador que ele não aceitará enfrentar uma chapa com Jerônimo concorrendo à reeleição e Rui Costa e Jaques Wagner na disputa pelo Senado.

Segundo esses correligionários, Neto não está disposto a se sacrificar pelo seu grupo político e sabe que esta seria uma eleição em que poderia sair menor do que entrou das urnas, independente da avaliação do governo de Jerônimo.

Outro fator preponderante para não topar a empreitada seria a perda, nesta eleição de 2024, de municípios considerados essenciais para sua candidatura ter capilaridade suficiente no interior do estado.

Esses municípios são Camaçari, quinto maior PIB do Nordeste, Vitória da Conquista e Feira de Santana, polos regionais. No primeiro, Luiz Caetano nada de braçada e lidera todas as pesquisas; em Conquista, a oposição tem duas fortes candidaturas, Lúcia Rocha e Waldenor Pereira, e uma união em um eventual segundo turno é considerada perigosa para a atual prefeita; já em Feira, Zé Ronaldo é o franco favorito.



Deixe sua opinião