Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação

Um dia depois de aumentar a tarifa de ônibus, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), assinou um decreto que reajusta o IPTU e a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), conhecida como taxa de lixo, para 2026. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município em 30 de dezembro, no apagar das luzes do ano.



O Decreto nº 41.304/2025 fixa em 4,46% o aumento do IPTU no próximo exercício e estabelece que nenhuma parcela poderá ser inferior a R$ 49,08.

O mesmo valor mínimo será aplicado à TRSD, inclusive nos casos em que o imóvel seja isento de IPTU, mas continue sujeito à cobrança da taxa de lixo. Permanecem isentos do IPTU e da TRSD os imóveis residenciais avaliados em até R$ 144.511,56. O decreto entrou em vigor na data da publicação e passa a valer para todo o ano de 2026.



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.