Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Agência Câmara

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira (18) o arquivamento de um inquérito que investigava a ex-deputada federal Carla Zambelli por supostos crimes de coação e obstrução de investigação. A decisão seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República, que se manifestou pelo encerramento do caso.



Ao recomendar o arquivamento, a PGR avaliou que, após deixar o Brasil, Zambelli anunciou a intenção de buscar apoio de autoridades estrangeiras para influenciar instituições brasileiras, mas não conseguiu concretizar o plano. O entendimento foi de que não houve elementos suficientes para dar continuidade à apuração.

A ex-parlamentar já havia sido condenada a dez anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça e pela emissão de um mandado falso de prisão contra Moraes. Posteriormente, quando estava na Itália, recebeu nova condenação de cinco anos por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. As decisões integram um mesmo processo de extradição, ainda pendente de desfecho.

O inquérito arquivado havia sido instaurado em junho de 2025, após Moraes apontar que declarações públicas de Zambelli indicariam tentativa de impedir a aplicação da lei penal e de reiterar ataques às instituições ao deixar o território nacional.



Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.