Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Valter Pontes / Secom / PMS / Ricardo Stuckert

Um dos principais partidos da base de ACM Neto (UB), o Partido Verde (PV) aprovou, na tarde da última terça-feira (21), a formação de uma Federação Partidária com o PT, PSB e PCdoB.



A decisão foi tomada pelos diretórios estaduais. No modelo, as siglas se unem por um período de quatro anos, no mínimo, e atuam como um único partido. As federações são vistas como uma alternativa para que siglas menores superem a cláusula de barreira. No entanto, apesar da decisão favorável a uma federação com o PT, o PV baiano disse que fica, a princípio, na base de apoio de ACM Neto, que será candidato ao governo do estado em 2022.

“Por enquanto, não tem nada decidido. Essa foi uma reunião de avaliação interna do partido, onde os presidentes estaduais passaram um pouco da realidade de cada um dos seus estados. Há uma tendência interna muito forte de apoio a Lula, mas foi apenas uma reunião de avaliação. O apoio a Lula ganhou força nos últimos três meses”, explicou Ivanilson Gomes, presidente do PV baiano, ao Bahia Notícias.

Ivanilson ainda revelou uma reunião recente com Neto, que lançou sua pré-candidatura ao governo no início do mês. Segundo o dirigente, Neto não viu problema no apoio do partido ao ex-presidente Lula.

“Com relação à Bahia, continuamos no mesmo compasso nosso. Estive há uns 15 a 20 dias com ACM Neto, coloquei a tendência que tínhamos de apoio a Lula, e ele disse que não tinha nenhum problema, que respeitaria a decisão dos partidos aliados a ele. Ele não vê nenhum problema que os partidos escolham esse ou aquele nome para presidente da República”, disse.



Deixe sua opinião