Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), aliado do governador Rui Costa (PT), projetou que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ficará em terceiro lugar nas eleições para o governo da Bahia, atrás do petista Jerônimo Rodrigues e de João Roma (PL).
Para a imprensa, nesta terça-feira (12), o parlamentar citou o histórico de nacionalização da disputa estadual desde a redemocratização, e disse que o voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser casado com o de Jerônimo Rodrigues, assim com o do presidente Jair Bolsonaro deve ser casado com Roma, o que coloca Neto, que não tem nenhum candidato a presidente até o momento, com riscos de ficar para trás.
“Pelo histórico das últimas eleições, e desde a redemocratização do Brasil, na Bahia o histórico é esse. É de nacionalização na eleição estadual e o voto vir verticalizado. E isso acontecendo, se for pegar os números, corre o risco de ACM Neto ficar em terceiro, porque ele não tem palanque de presidente. Então, em tese, o voto de Lula casa com o voto de Jerônimo e o voto de Bolsonaro casa com o de João Roma. Aí vai ficar um restante de vinte e poucos por cento, pulverizado entre os outros candidatos, ou talvez menos de 20%. Portanto, eu acho que o risco é muito grande de na Bahia, o candidato ACM Neto ficar em terceiro lugar”, afirmou.
As pesquisas de intenção de voto onde Neto tem seu nome atrelado aos candidatos à presidência, mostram uma tendência de queda do ex-prefeito de Salvador, enquanto Jerônimo e Roma crescem. Por isso, ACM Neto tem evitado nacionalizar, até aqui, a corrida eleitoral.