Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Divulgação / Reprodução / TV

A bancada baiana do União Brasil na Câmara dos Deputados, que votou em peso a favor do texto base do arcabouço fiscal, aprovado com folga pela Casa nesta terça-feira (22), tem 55% de alinhamento nas votações com o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que aponta o portal Radar do Congresso. No estado, o partido tem como principal nome o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.



De acordo com os dados apresentados pela plataforma, os números foram coletados em 41 votações na Casa na atual legislatura. Dois seis deputados eleitos pelo partido na Bahia, José Rocha é o que apresenta o maior alinhamento, com 69%, seguido por Dal, Arthur Maia e Elmar Nascimento, ambos com 57%. Elmar é líder do União Brasil na Câmara, foi convidado para assumir um dos ministérios no governo Lula, mas possui uma relação de altos e baixos com o Palácio do Planalto.

Leur Lomanto Júnior tem 47% de alinhamento, enquanto Paulo Azi, também lembrado para um dos ministérios do atual governo, possui apenas 42% de ‘governismo’.

Os números são coletados da seguinte forma: o cálculo de governismo de cada deputado é feito conforme a quantidade de vezes em que ele seguiu ou não a orientação do líder do governo na Câmara Federal. Com apenas 49%, a bancada baiana do PL, que tem três deputados federais, possui o menor índice de alinhamento com o governo Lula na Câmara.



Deixe sua opinião