Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Pessoas próximas ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) apostam no nome da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) para a sucessão municipal em 2028. A informação foi obtida em conversas do Política ao Vivo com membros do grupo.
Interlocutores acreditam que a nova dobradinha com Ana Paula para o pleito de outubro, prestes a ser confirmada, cacifa a vice para sentar na cadeira do Palácio Thomé de Souza no futuro, mesmo que Bruno não renuncie ao mandato em 2026 para disputar as eleições gerais.
Um dos nomes consultados, filiado ao União Brasil, acredita que o perfil de Ana Paula, ainda que distante de ser político, pode pesar a favor dela na hora da escolha de Bruno, que ainda tem o deputado federal Leo Prates (PDT) como possível postulante à sucessão. A costura passaria ainda pela saída de Ana do PDT e filiação ao União Brasil.
Também conta a favor de Ana Paula a relação pessoal com Bruno Reis, de quem é amiga e escolha própria para compor sua gestão. Blindada pelo prefeito, Ana tem uma relação próxima à população da periferia é um perfil “materno”, o que agregaria em uma eventual campanha.
Outro aliado é enfático ao dizer que Bruno Reis teria a chance de entregar a cidade nas mãos de uma mulher, o que seria um feito histórico para Salvador, que teve apenas Lídice como prefeita, entre 1992 e 1996.
Até o momento, Leo Prates ainda é tido como favorito para suceder Bruno. A avaliação é de que os ‘sacrifícios’ políticos feitos por ele contariam na hora da escolha.