Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Aliados de longa data no comando do estado, PT e PSD devem protagonizar uma série de embates no interior baiano. Em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana, as duas siglas baterão de frente pelo comando da cidade.
Eleita em 2020 pelo PP, a prefeita Nilza da Mata apoiou a candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia, no pleito de 2022, mas logo em seguida se movimentou para migrar para o bloco liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e se filiou ao PSD.
O movimento, entretanto, foi em vão. Alvo de críticas pela oposição, a prefeita enfrentará o empresário Ângelo Santana, recém-filiado ao PT.
Ângelo foi candidato a prefeito em 2020, pelo Republicanos. Em seguida, se filiou ao União Brasil e disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Depois das tentativas, migrou para o grupo político do governador Jerônimo Rodrigues e se filiou ao PT com a missão de liderar a oposição no município.
Ângelo contará com o apoio de Jerônimo e pode ser candidato único do grupo contra Nilza, que deve contar com a ajuda do senador Otto Alencar.
PT e PSD devem disputar inúmeros municípios nas eleições de outubro. Apesar da aliança a nível estadual, os dois partidos entraram em rota de colisão em algumas cidades, por conta do contexto político local.