Na última segunda-feira (4), a vereadora Ana Rita (PMB) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Salvador, onde solicitava ao prefeito ACM Neto a determinação para que a Secretária de Saúde faça a instalação de um Castramóvel, para poder atender a colônia de gatos que se encontra na vegetação local.
“Protocolei este requerimento reiterando muitos pedidos que vêm sendo feitos em favor de uma colônia que tem mais de 200 gatinhos em Piatã. É imprescindível que a Secretaria realize a ação de castração local para promover o controle da população de felinos, melhorar qualidade de vida de animais e pessoas que transitam por ali, além de prevenir casos de doenças e maus-tratos”, afirmou a vereadora “Peço ao prefeito ACM Neto, porque esses animais estão sofrendo”, continuou.
Segundo informação cedida por sua assessoria para o Politica Ao Vivo, a vereadora em seu requerimento solicitou também o espaço e medicamentos para os felinos durante o pós-operatório, Ana Rita ainda afirma que a prefeitura poderá contar com Protetores de Animais que estão se colocando como voluntários para auxiliar durante a ação.
“Simultaneamente a castração, é necessário disponibilizar o espaço para o pós-operatório desses animais, bem como medicamentos e pessoal habilitado. A Proteção de Animais de Salvador se oferece para fazer uma parceria e auxiliar na reabilitação e no posterior processo de adoção daqueles que estiverem castrados. É isso que nós queremos e precisamos”, afirmou.
A mesma ainda reafirmou que, mais que uma causa de animais é uma causa pública e de meio ambiente.
“Até quem não tem qualquer afeição à questão animal passa por ali e se sente mal ao ver aquelas condições. É uma questão de saúde pública, de equilíbrio ambiental, uma questão humanitária O quadro é deprimente, esses gatos precisam ser castrados e tratados. É assim que uma cidade civilizada faz, cuida dos seres humanos, mas cuida dos animais e do meio ambiente também”, concluiu.