Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
As eleições de 2026 já começam a movimentar os bastidores políticos na Bahia. O PT, que comanda o estado há 18 anos, busca garantir as três principais vagas da chapa majoritária. Enquanto isso, o senador Angelo Coronel (PSD) tem mandado recados aos aliados, sugerindo que há tentativas de enfraquecê-lo.
Em um vídeo nas redes sociais, Coronel aparece correndo ao lado da esposa, Eleusa Coronel, e comenta: “Chegou o Coronel fitness, estou me preparando. Tem gente querendo me passar rasteira, tenho que estar em forma fisicamente e mentalmente. Vem me proteger gente, ligeiro pelo amor de Deus”. Nos últimos meses, Coronel deixou clara sua intenção de disputar a reeleição em 2026.
No entanto, o PT já indicou que deseja ocupar os três principais postos da chapa majoritária, com Jerônimo Rodrigues como candidato à reeleição para o governo, e Jaques Wagner e Rui Costa como candidatos ao Senado. Caso essa configuração se confirme, o PSD de Angelo Coronel, que atualmente possui dois senadores pela Bahia, ficaria de fora da chapa majoritária.