Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Em vídeo publicado nas redes sociais, nesta quarta-feira (28), o governador Rui Costa (PT) fez uma pequena provocação à oposição ao afirmar que, quando seu antecessor, Jaques Wagner (PT), assumiu o estado, em janeiro de 2007, já tinha 20 anos que não construíam um hospital estadual.
Na época, a última unidade de saúde vinculada ao estado que havia sido inaugurada foi o Hospital Geral do Estado (HGE), principal hospital baiano, em 1990. Apesar de ser um projeto do então governador Waldir Pires, o HGE foi inaugurado já na gestão de Nilo Coelho, uma vez que Waldir renunicou ao governo para ser vice na chapa encabeçada por Ulysses Guimarães nas eleições de 1989.
“Quero destacar que, quando Wagner assumiu o governo em janeiro de 2007, se qualquer pessoa perguntasse quanto tempo tem da inauguração do último hospital do esatdo na Bahia, você saberia responder? Tinha 20 anos que não se construía um hospital na Bahia. O último tinha sido o HGE, construído por Waldir Pires”, disse Rui, que continuou.
“Nos orgulhamos do que nós fizemos nos últimos anos em saúde pública na Bahia. Wagner construiu seis unidades hospitalares em seu governo. Nós vamos encerrar nosso mandato entregando 10 hospitais novos. Nosso grupo entregou 16 hospitais em 16 anos. Tem muita gente apressada, e o apressado come cru. O povo conhece a história desse estado, como o povo do interior era tratado”, lembrou Rui.
Entre 1990 e 2006, o estado foi governado pelo grupo político liderado por Antônio Carlos Magalhães, que passou o bastão para seus sucessores, Paulo Souto e César Borges. Em 2006, quando eleito, Wagner (PT) derrotou o então governador Paulo Souto.
Ver essa foto no Instagram