Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução
A APLB-Sindicato de Simões Filho divulgou nota manifestando “surpresa e indignação” com a não publicação e o não pagamento dos processos de gratificação por qualificação profissional e mudança de nível de professores da rede municipal. Segundo a entidade, os processos já haviam sido analisados e entregues pela Comissão responsável, formada pela APLB e pelo Conselho Municipal de Educação.
De acordo com o sindicato, em reuniões com a secretária municipal de Educação, Heliene Motta, houve “garantia expressa de que os pagamentos seriam realizados neste mês de dezembro”. A APLB afirma ainda que a maioria dos processos foi entregue em 18 de setembro e tramitou dentro do prazo, incluindo demandas de 2021 a 2025 que estavam paradas e só avançaram após atuação do sindicato.
Diante do descumprimento do compromisso, a APLB informou que no último dia 30 cobrou “imediatamente a SEMED o repasse dos valores aos professores”. Em resposta, a secretária Heliene Motta comunicou que “o pagamento ocorrerá na primeira quinzena de janeiro de 2026”.
Na nota, a entidade reforça que “segue vigilante e na luta permanente pela garantia dos direitos dos professores do município”, sinalizando que continuará acompanhando o caso até a efetivação dos pagamentos.



