Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Sob o comando do prefeito Bruno Reis (União Brasil), Salvador amarga, pelo segundo ano consecutivo, o pior índice de alfabetização infantil entre todas as capitais do país. De acordo com dados divulgados na sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação, apenas 36,75% das crianças da rede pública foram alfabetizadas em 2024 — desempenho ainda pior do que o de 2023, quando o percentual era de 39,2%.
O resultado coloca Salvador abaixo da meta estipulada pelo próprio Ministério (45,52%) e muito distante da média nacional, que foi de 59,2%. O levantamento faz parte do Indicador Criança Alfabetizada, dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e mostra que a capital baiana não atinge sequer o nível 1 de alfabetização.
Os dados expõem a fragilidade da educação pública municipal num momento em que a rede está parcialmente paralisada. Já são 70 dias de greve dos professores, que denunciam falta de diálogo, ausência de valorização e corte de gratificações por parte da gestão Bruno Reis. Enquanto isso, milhares de crianças seguem sem aula — e sem aprender a ler.