Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) acionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) cobrando o aumento da frota de ônibus de Salvador nos horários de pico. A medida tenta frear a alta de casos de Covid-19 na capital baiana, causada pela variante ômicron do coronavírus.
Além disso, o CES-BA também solicitou que sejam distribuídas máscaras do tipo PFF2 ou N95 para a população baiana. As máscaras de pano, usada pela maioria dos baianos, tem baixa eficácia contra a ômicron.
De acordo com o CES-BA, as medidas são fundamentais para combater o avanço da Covid-19, além de proteger os trabalhadores na capital diante de um momento de agravamento da pandemia. Na avaliação do conselho, o transporte público lotado coloca em risco a vida das pessoas. Um aumento da frota pode garantir um melhor distanciamento nos ônibus.
O CES-BA também sugeriu a cobrança de um comprovante de vacinação seja estendida para outros ambientes fechados como shopping centers, universidades, templos religiosos, hotéis, consultórios e transportes públicos, incluindo os marítimos.