Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Carol Garcia / GOVBA

Os 21 sites do Governo da Bahia que foram alvos de um ataque hackers, completaram nesta quinta-feira (27), uma semana fora do ar. No último dia 20, o grupo Paraná Cyber Mafia invadiu o sistema do governo estadual e ainda deixou uma mensagem com criticas ao governador Rui Costa (PT).



No mesmo dia, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), por meio da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, comunicou que já tinha iniciado as investigações para a identificação dos autores do crime.

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) disse que a estrutura interna dos sites não foi alterada. Já a SSP garantiu que não foi constatado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. A previsão do governo era de que os sites atingidos fossem reativados no mesmo dia, o que não ocorreu.

Na última terça-feira (25), foi a vez da página da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) ser alvo de ataques hackers. Na oportunidade, foram proferidas novas ofensas ao governador Rui Costa e criticando as medidas de restrição adotadas pela gestão estadual para conter a disseminação da Covid-19.



Deixe sua opinião