Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Uma operação conjunta de socorro aos municípios baianos afetados pelas enchentes foi criada, neste sábado (25), após reunião entre os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da Cidadania, João Roma, e da Saúde, Marcelo Queiroga, e o governador do estado da Bahia, Rui Costa.
O encontro também definiu a instalação de uma base de apoio na cidade de Ilhéus, no sul do estado, que contará com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Defesa Civil Nacional, da Superintendência Estadual de Defesa Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, também participou das discussões.
O objetivo do encontro foi alinhar as ações de resposta às chuvas fortes que atingem o estado desde novembro e dar apoio à população vitimada pelos desastres.
“É fundamental, neste momento, um trabalho integrado entre todos os envolvidos. Isso facilita a integração das operações, o uso dos meios e o atendimento da população. Sem dúvida alguma, todas as ações de socorro e resposta serão mais rápidas e oportunas com a integração do Governo Federal com o estadual nas ações de resgate e de assistência humanitária aos afetados”, avaliou o ministro Rogério Marinho.
Até o momento, mais de R$ 19 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada.