Foto: Secom/Divulgação

Após sucessivas compras frustradas de respiradores durante a pandemia de Covid-19, o Governo da Bahia praticamente ficou refém dos equipamentos enviados pelo Governo Federal. Nesta semana, o Planalto enviou mais 120 respiradores para a Bahia.

Os aparelhos serão utilizados para abertura de novos leitos em todo o Estado, no momento de maior gravidade da pandemia.



Antes disso, o Governo Federal já havia transferido respiradores para a Bahia, Em junho, foram 54 ventiladores mecânicos enviados. Na época, o governador Rui Costa (PT) fez um agradecimento discreto nas redes sociais: “Aproveito p/ registrar aqui q o Ministério da Saúde enviou à Bahia mais 54 respiradores. Fica meu agradecimento em nome do Estado”.

Nesta terça, coube ao secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o agradecimento. “Ontem recebemos 120 respiradores doados pelo Ministério da Saúde e com eles estamos abrindo 160 leitos de UTI para Covid 19. Agradeço ao Ministro Pazuello pelo atendimento ao pleito do povo da Bahia.”, escreveu.

Vale lembrar que pelo menos quatro inquéritos do Ministério Público Federal (MPF) estão em curso e investigam compras de respiradores feitas pelo Governo da Bahia. Em uma delas, o prejuízo aos cofres do Estado chegou a R$ 10 milhões.





Deixe sua opinião