Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Após a forte debandada política iniciada na transição do primeiro para o segundo turno da eleição para o governo da Bahia, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), tem intensificado a agenda como líder da oposição e recebido prefeitos que continuam no seu grupo político.
Nos últimos dias, Neto recebeu o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival, em seu escritório de trabalho. O momento foi registrado nas redes sociais do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder do bloco de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Também na última semana, ACM Neto esteve com o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, que apesar de filiado ao União Brasil, passou a ser cobiçado por outras siglas para disputar a reeleição em 2024. De acordo com informações do site Bahia Econômica, Belitardo deve permanecer no partido para tentar um novo mandato no próximo ano.
Neto sofreu um processo de desidratação após o resultado do primeiro turno da eleição de 2022, quando Jerônimo Rodrigues (PT) teve pouco mais de 49% dos votos. Na época, grande parte dos prefeitos fez um movimento oposto e migrou para a candidatura do petista no segundo turno.
Após a derrota, Neto perdeu ainda mais apoio e passou a ser cobrados nos bastidores para que ocupasse o lugar de líder da oposição. A postura inicial do ex-prefeito de Salvador incomodou aliados, que acusaram o secretário-geral do União Brasil de abandonar o barco depois do resultado da eleição, com viagens ao exterior e uma posição tímida com relação ao governo Jerônimo.
A conquista de cidades em 2024 é considerada importante para que em 2026, caso seja novamente candidato ao governo, ACM Neto tenha garantido o apoio de prefeitos e lideranças municipais.