Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O deputado federal baiano Elmar Nascimento (UB) pode “dar o troco” na ala do PT que barrou a sua indicação para ocupar o Ministério da Integração Nacional.
De acordo com a coluna de Guilherme Amado, no site Metrópoles, o partido de Elmar, o União Brasil, atualmente é o principal obstáculo para que o PT assuma o controle da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Câmara dos Deputados.
Elma seguirá como líder do partido na casa. Pelo fato de não ter assumido o ministério, aliados contam que o parlamentar baiano pode retaliar o governo quando tiver a oportunidade.
Ainda segundo a publicação, o PT acredita que basta o União Brasil integrar a base petista para ter o número de deputados necessários para rivalizar com o grupo liderado pelo atual presidente da Casa, Arthur Lira.
A maior bancada na Câmara tem o direito de assumir a CCJ. Atualmente, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL, tem um acordo com Lira para ficar com a comissão. Diante deste cenário, Elmar não vem dando indícios de que vai ajudar o PT. Por enquanto, o parlamentar baiano tem dito que seu acordo é com a legenda de Bolsonaro.