Foto: Divulgação / Secom

Major Denice Santiago, candidata à prefeitura de Salvador, é mais uma das apostas do PT para tentar recuperar o espaço perdido nas principais cidades do país.



Segundo levantamento feito pelo UOL, dos principais partidos políticos do país, o PT é o único que não governa nenhuma das 100 cidades mais populosas, cenário desenhado após um 2016 desastroso, ano das últimas eleições municipais.

O PT tem 255 prefeituras pelo Brasil, o que representa uma queda de 60% se comparada ao ano de 2012, quando a sigla venceu em 644 cidades. Em 2016, só Marcus Alexandre, em Rio Branco, foi reeleito. Mas, renunciou em 2018 para concorrer ao governo do Acre.

A derrota mais significativa naquele ano, quando a presidente Dilma Rousseff (PT) foi alvo de um impeachment, aconteceu em São Paulo, quando o prefeito Fernando Haddad não conseguiu ser reeleito, perdendo a prefeitura para João Dória, hoje governador de São Paulo. Nem mesmo no nordeste, onde o PT tem seu maior eleitorado, o partido conseguiu bom desempenho nas eleições municipais.





Deixe sua opinião