Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Em nota divulgada logo após o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, enviar à CPI da Covid o inquérito que cita Rui Costa (PT) pela compra de respiradores do Consórcio Nordeste (veja aqui), a assessoria do governador afirmou que ele é “o maior interessado” na resolução das investigações.
Na nota, o governo baiano alega que o ofício enviado por Aras ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), é referente à compra realizada pelo Consórcio Nordeste, onde teria sido constatado um procedimento fraudulento por parte da empresa contratada, que pretendia substituir os aparelhos comprados por outros, de origem nacional. O caso mencionado na nota é o da Hempcare, que culminou na demissão do responsável pela compra dos respiradores, Bruno Dauster, então titular da Casa Civil, e abriu uma crise dentro do governo Rui Costa.
“O ofício encaminhado pelo Procurador Geral da República à CPI da COVID refere-se à compra realizada pelo Consórcio do Nordeste, em que se constatou procedimento fraudulento pela empresa contratada, que pretendia substituir os respiradores comprados por um outro equipamento de fabricação nacional e sem registro na ANVISA. Após tomar conhecimento da fraude, o Consórcio do Nordeste, na época presidido pelo Governador Rui Costa, apresentou notícia crime à Polícia Civil do Estado da Bahia. No curso das investigações, a Polícia baiana solicitou medidas cautelares, que resultaram na prisão temporária de pessoas envolvidas no crime. O Ministério Público do Estado da Bahia, pelo Promotor da causa, considerou que o inquérito deveria ser encaminhado para Ministério Público Federal. Além do procedimento criminal iniciado por determinação do então Presidente do Consórcio, foi ajuizada ação cível com vistas à recuperação dos valores, em curso na Justiça baiana que visa garantir o ressarcimento ao erário de valores que foram locupletado por fraudadores. O Governador Rui Costa declara ser o maior interessado no aprofundamento das investigações com a exemplar punição dos envolvidos e a recuperação dos valores despendidos pelo Consórcio Nordeste”, dizia a nota compartilhada à imprensa, na noite da última segunda-feira (17).