Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O período de turbulências, marcado por polêmicas, críticas de parlamentares e até mesmo boatos de demissão, parece ter sido deixado para trás pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). Na reunião ministerial desta quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu ao baiano o ‘poder’ de conduzir o encontro.
“Companheiro Rui Costa, em nome da nossa democracia, dirija essa reunião”, disse Lula, de acordo com informações do portal O Antagonista. Rui hoje, ao lado de Fernando Haddad (PT), é tido como uma das apostas do presidente para 2026, caso não tente um novo mandato.
Na última semana, Rui precisou se manifestar publicamente após uma fala polêmica sobre Brasília. Na ocasião, o ministro baiano chamou o lugar de ‘Ilha da Fantasia’, declaração que foi alvo de críticas por deputados federais e distritais, incluindo petistas. Outros nomes, entretanto, como o senador Otto Alencar (PSD), saíram em defesa de Rui.
Rui quebra o silêncio sobre polêmica ao aguardar voo para Brasília em aeroporto
“Eu chamo aquilo [Brasília] de ilha da fantasia. Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil. […] Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, disparou Rui.
Rui também foi alvo de reclamações de parlamentares por sua atuação na Casa Civil. Alguns políticos afirmavam que o ministro não estava fazendo uma boa condução da articulação com o Congresso. Apos as críticas, Lula se manifestou publicamente a favor de Rui Costa (PT), a quem chegou a se referir como “Dilma de calças”.