Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Agência Brasil

Aliados de ACM Neto detectaram um afastamento de Elmar Nascimento (União Brasil) do grupo político que ainda é comandado pelo ex-prefeito de Salvador, que no ano passado perdeu a eleição para governador.



A dura e surpreendente declaração de Elmar dada nesta semana, alertando Bruno Reis a não se comportar como um “assessor de ACM Neto”, foi um claro sinal de que Elmar está disposto a assumir a liderança do grupo político de oposição na Bahia.

Além disso, o fato de Elmar ter saído em defesa de Rui Costa após o ministro ter sido convocado a depor na CPI do MST acendeu o sinal de alerta em políticos ligados a Neto. Elmar e Rui se aproximaram nos últimos meses e, segundo a imprensa nacional, o ex-governador baiano deve buscar o apoio do governo à candidatura de Elmar a presidente da Câmara.

A aproximação de Elmar do grupo do PT e seu consequente afastamento de ACM Neto e Bruno Reis é vista como perigosa para o grupo de oposição na Bahia. Isso porque, uma vez presidente da Câmara, o deputado federal pode tomar o comando do União Brasil na Bahia e pleitear um espaço na chapa majoritária do PT em 2026.

Sem partido, Neto não teria garantia de competitividade em uma eventual disputa pelo Governo do Estado em 26.



Deixe sua opinião