Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Aliados de ACM Neto detectaram um afastamento de Elmar Nascimento (União Brasil) do grupo político que ainda é comandado pelo ex-prefeito de Salvador, que no ano passado perdeu a eleição para governador.
A dura e surpreendente declaração de Elmar dada nesta semana, alertando Bruno Reis a não se comportar como um “assessor de ACM Neto”, foi um claro sinal de que Elmar está disposto a assumir a liderança do grupo político de oposição na Bahia.
Além disso, o fato de Elmar ter saído em defesa de Rui Costa após o ministro ter sido convocado a depor na CPI do MST acendeu o sinal de alerta em políticos ligados a Neto. Elmar e Rui se aproximaram nos últimos meses e, segundo a imprensa nacional, o ex-governador baiano deve buscar o apoio do governo à candidatura de Elmar a presidente da Câmara.
A aproximação de Elmar do grupo do PT e seu consequente afastamento de ACM Neto e Bruno Reis é vista como perigosa para o grupo de oposição na Bahia. Isso porque, uma vez presidente da Câmara, o deputado federal pode tomar o comando do União Brasil na Bahia e pleitear um espaço na chapa majoritária do PT em 2026.
Sem partido, Neto não teria garantia de competitividade em uma eventual disputa pelo Governo do Estado em 26.