Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Sumiço de munição na Guarda Municipal, arquivos de secretarias deletados, veículos sucateados e pessoal remanescente desorientado. Este foi o quadro encontrado pelo prefeito de Itaberaba, João Filho, em seu primeiro dia de visitas a secretarias e autarquias. “Não tem nada bom por aqui”, resumiu o gestor, angustiado diante do quadro geral de desorganização e abandono.
O prefeito começou o dia com uma visita à Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, onde participou de um café da manhã com os servidores, visitou instalações e inspecionou a frota. Veículos em estado de sucata, ônibus escolares com pneus carecas e vidros quebrados causaram uma péssima impressão.
Chamou atenção, na Guarda Municipal, o descontrole de munição – 1.800 balas estão com o paradeiro desconhecido. A nova comandante da Guarda Municipal, Daniele Silva Santos, foi orientada a registrar uma ocorrência para se eximir de responsabilidades quanto à munição repassada à autarquia pelo Exército.
Na área da Saúde, o prefeito foi informado pela secretária Marílya Santana sobre a falta de acesso do pessoal aos computadores. Com senhas bloqueadas, o trabalho dos servidores sofreu prejuízos no primeiro dia, comprometendo o atendimento à população.
Por outro lado, um ponto positivo foi destacado: a secretária já conseguiu reativar o laboratório do HGI, entregando resultados em três horas. Além disso, prometeu anunciar em breve um chamamento para consultas e exames agendados há mais de 70 dias.
“Se eu tivesse de resumir em uma única palavra o quadro que encontramos hoje, eu diria: desorganização”, afirmou a secretária de Governo, Marigilza Mascarenhas.
No Horto Municipal, o cenário é igualmente preocupante: descarte de material eletrônico inservível, equipamentos novos abandonados, máquinas inoperantes e parte dos cães recolhidos nas ruas sofrendo com desabastecimento de água e ração.
O prefeito ouviu muitos relatos e sugestões, verificou documentos na Ação Social e determinou a apuração minuciosa de todas as compras realizadas. Sua orientação aos novos colaboradores é clara: ações pragmáticas, poucos sonhos mirabolantes e mais mão na massa. O objetivo é colocar a casa em ordem, mesmo com recursos limitados.
O prefeito espera, assim, garantir a entrega de serviços básicos à população em um primeiro momento, promovendo um verdadeiro choque de gestão para a nova administração.