Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O presidente estadual do PT, Éden Valadares, reagiu com tranquilidade ao levantamento divulgado pelo instituto Atlas nesta segunda-feira (8), que coloca o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), na liderança da disputa pelo governo do estado.
Procurado pelo Política ao Vivo, Éden afirmou que as atenções da população não estão voltadas, neste momento, para as eleições do ano que vem, mas sim para os problemas enfrentados pelo país, e que as pesquisas hoje apontam, no máximo tendências. Éden também disse que a pesquisa mostra uma tendência da nacionalização da disputa eleitoral. Dentro desse cenário, Wagner seria mais beneficiado que Neto, uma vez que terá Lula como cabo eleitoral e candidato à presidência.
“As atenções da sociedade não estão voltadas para eleições, não é isso que está na cabeça do povo. A população está preocupada é com a vacina, com a alta da inflação, o custo de vida elevado, a falta de renda e perspectiva de melhoria. Portanto, é muito cedo para fazer pesquisa. Elas hoje apontam, no máximo, tendências”, iniciou o dirigente petista.
“E no caso da Bahia duas coisas vão se consolidando: a influência do cenário nacional nas eleições estaduais; e que dos cinco maiores eleitores do estado, quatro são do PT, sendo Rui Costa e Lula as duas lideranças políticas melhor avaliadas. Ou seja, boas notícias para o PT e nossos aliados”, completou Éden.
A pesquisa também mostra uma liderança folgada do ex-presidente Lula entre os eleitores baianos, com 61% da preferência de votos, enquanto o presidente Bolsonaro tem 20%.