Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Ascom

Cássio Moreira

Ainda repercute nesta segunda-feira (4) os eventos em comemoração aos 199 anos da Independência da Bahia, realizados no último sábado (2). O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estiveram em Salvador e participaram de atos.



Para o cientista político Cláudio André de Souza, as agendas de Bolsonaro e Lula à Bahia no último final de semana devem impactar nas campanhas de seus pré-candidatos ao governo do estado, João Roma (PL) e Jerônimo Rodrigues (PT). Em conversa com o Política ao Vivo, nesta segunda-feira (4), o cientista analisou o cenário pós-visita, e disse que um desses impactos é o aumento da visibilidade dos dois postulantes à sucessão estadual.

“Penso que o principal impacto é o aumento da visibilidade dos pré-candidatos, ao passo que mobiliza a militância até as convenções. No caso de Jerônimo e João Roma, a exposição ao lado dos seus candidatos a presidente aumenta a visiblidade da aliança, algo a ser observado pelas pesquisas nas próximas semanas. A vinda deles para o 2 de Julho ajuda na mobilização, seja internamente ou pelas redes sociais”, explicou Cláudio André.

O impacto real pode ser medido já nos próximos dias, com duas pesquisas de intenção de voto para o governo da Bahia, que devem ser divulgadas na quinta-feira (7) e na sexta-feira (8). Até o momento, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), lidera as intenções de voto, mas vê a diferença para Jerônimo diminuir quando o petista é ligado a Lula.

No último sábado (2), Lula usou o evento na Fonte Nova para colar de uma vez o seu nome ao de Jerônimo, em estratégia para fortalecer a transferência de votos. Na ocasião, Lula disse que o ex-secretário de Educação é o seu candidato na Bahia.

“Eu quero repetir para vocês. A gente não pode falar de eleição, não pode falar em número, não pode falar nada. Mas quero que vocês saibam. Aqui, na Bahia, eu tenho um candidato e é o companheiro Jerônimo Rodrigues”, disse o ex-presidente.

Já Bolsonaro fez uma motociata com apoiadores, com saída do Farol da Barra, levando Roma em sua garupa. No Parque dos Ventos, na Boca do Rio, ponto final do evento, João Roma fez um forte discurso ao lado de Bolsonaro, ‘vendendo’ a ideia de que Bahia e Brasil podem caminhar juntos.


Deixe sua opinião