O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, afirmou que o atual cenário da pandemia do novo coronavírus é considerado de “alerta máximo” em relação a ocupação de leitos para pacientes infectados pelo vírus.
Segundo Prates, Salvador inicia esta terça-feira (16) com 33 pessoas, inicialmente atendidas em Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e gripários, aguardando por vagas em hospitais. O secretário disse ainda que, nos últimos dias, o número de pacientes a espera de um atendimento esteve próximo do auge da pandemia, no ano passado.
“Nós regulamos no último sábado com 54 pessoas oriundas das Upas municipais e dos gripários. Ontem regulamos 48 pessoas. No auge da pandemia nós regulávamos 60 pessoas oriundas das Upas e agora estamos quase no mesmo patamar. Mesmo ontem tendo feito o maior número de regelações dos últimos tempos, nós amanhecemos hoje com 33 pessoas aguardando regulação nas Upas”, disse Prates em entrevista à TV Bahia na manhã desta terça.
“O cenário é de alerta máximo e o sistema de saúde está pressionado de uma forma que ele nunca esteve na pandemia. Nós ainda estamos sendo pressionados por outras doenças”, acrescentou.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dos 579 leitos de UTI adulto disponíveis em Salvador para Covid, 425 estão ocupados. Já em relação a UTI pediátrica, 18 das 27 disponíveis estão ocupados.
Desde o inicio da pandemia, Salvador já registrou 135.774 casos, 130.549 são considerados curados. Até o momento, 3.487 pessoas morreram por complicações da doença.