Foto: Reprodução/CNN

A Rede de Observatórios de Segurança divulgou na última terça-feira (9) uma pesquisa que afirma que 97% das pessoas mortas pela polícia na Bahia em 2019 são negras. Esse é um maior percentual que os estados do Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.



O levantamento aponta ainda que, dos 489 mortos pela polícia, 474 eram pretos ou pardos. Os dados obtidos pela pesquisa foram através da Lei de Acesso à Informação (LAI) para acessar os dados com as Secretarias de Segurança Pública dos estados.

“É a primeira vez que é feita uma investigação como esta. Com esses dados podemos mostrar que não é um viés racial, não é excesso de uso da força, não é violência policial letal acima do tolerado, é racismo. Quando analisamos a violência policial nós não conseguimos contabilizar abordagens violentas, espancamentos, humilhações do dia a dia, mas conseguimos contar os corpos empilhados nessas ações”, disse Silvia Ramos, coordenadora da Rede de Observatórios da Segurança e do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania.





Deixe sua opinião