Foto: Camila Souza / GovBA

Um levantamento independente do projeto “Racismo, Motor da Violência”, apresentado nesta terça-feira (14) pelo Bahia Meio Dia, mostrou que a Bahia é o segundo estado com mais casos de mortes em operações policiais, chacinas e feminicídios.

Os pesquisadores usaram informações divulgadas pela imprensa para compilar os dados, já que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) da Bahia não divulga todos os números em seu site oficial.



Entre junho de 2019 e maio de 2020, foram registradas 260 mortes na Bahia em operações policiais. O estado ficou atrás somente do Rio de Janeiro, que teve 483 registros, enquanto que São Paulo, terceiro lugar, foram pouco mais de 200 mortes

Em relação aos casos de feminicídio, foram 101 casos na Bahia, atrás de São Paulo (182) e à frente do Rio de Janeiro (84). Por fim, o levantamento apontou que a Bahia é o segundo estado também em casos de chacina, com 24, perdendo para o Rio (51) e ficando à frente de São Paulo (12 casos).

Em nota enviada à Rede Bahia, a SSP informou que os dados de registros ficam no site da instituição e, quando não estão, são enviados com brevidade assim que solicitados. Além disso, a SSP apontou que as mortes durante confronto são investigadas pelas Corregedorias das polícias e que o “papel do policial é salvaguardar vidas”.

Ao todo, o estudo analisou cinco estados brasileiros: a Bahia, Pernambuco, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.



Clique aqui ou na imagem abaixo e nos ajude a continuar independentes. Não assista a história passar na sua frente, faça parte dela!

 

Deixe sua opinião