Foto: Paula Fróes / GOVBA

O Governo da Bahia já conta com um plano de vacinação a Covid-19 para os 417 municípios do estado. Entretanto, a administração estadual aguarda apenas que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizem umas das vacinas que estão sendo analisadas. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, durante entrevista à TV Bahia, na manhã desta quinta-feira (17).



A expectativa é de que a Anvisa autorize em caráter emergencial uma das vacinas contra a covid-19 em até 10 dias.

“Nós já temos desenhado o fluxo de distribuição, já temos um plano microrregional para cada uma das cidades. Vamos receber as vacinas assim que elas forem aprovadas pela Anvisa. Não temos sequer vacinas submetidas a pedidos de aprovação emergencial, mas isso deve acontecer nos próximos dias. Estamos monitorando também as aprovações regulatórias nos países da Europa, nos Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul para que possamos fazer um pedido de aprovação emergencial no país”, disse Vilas-Boas.

O secretário afirmou que a Bahia será um polo distribuidor de vacinas para outros estados e empresas aéreas já se comprometeram a realizar o transporte das doses. Entretanto, o início da imunização depende dos procedimentos que devem ser cumpridos pelas farmaucêuticas e da agência regulatória.

“A Bahia vai ficar responsável para ser um polo de distribuição para outras regiões mediante o fluxo de chegada dessas vacinas. Todo esse programa é baseado numa projeção de recebimento que pode ter alterações tanto para ser mais rápido, quanto para ser mais lento, dependendo do cumprimento do fornecimento. Por exemplo, se a vacina de Oxford tiver algum problema e não for entregue para o mundo na velocidade que nós estamos antecipando, teremos atraso. A vacina russa propriamente dita começa a ser produzida pelos russos em parceria com o laboratório brasileiro União Química no dia cinco de janeiro, se ela for aprovada é possível dar uma acelerada muito grande no programa de vacinação, possivelmente até encurtando as fases que estão previstas para 30 dias”, disse Fábio.





Deixe sua opinião

Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.