Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
A pandemia do novo coronavírus fez com que a Bahia registrassem uma taxa de desemprego recorde em 2020. É o que diz uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o IBGE, as maiores taxas de desocupação em 2020 foram registradas na Bahia (19,8%). Ainda segundo o levantamento, mulheres e negros foram os que mais sofreram com a crise no mercado de trabalho. O desemprego também foi maior para brasileiros com menor escolaridade.
No quarto trimestre, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 13,9%, a maior já registrada pela série histórica do IBGE, que começou em 2002. Em números absolutos, em 2020, foi registrada uma média de 13,4 milhões de brasileiros desocupados (que não trabalha, mas busca uma vaga). O número é 840 mil maior do que o observado em 2019.
No ano passado, 7,3 milhões de pessoas perderam o emprego no país. Pela primeira vez, menos da metade da população em idade para trabalhar estava ocupada no país.
A pesquisa aponta que a região Nordeste apresenta as maiores taxas. Por outro lado, os menores índices estão na região Sul: Santa Catarina (6,1%), Rio Grande do Sul (9,1%) e Paraná (9,4%).