Foto: Rita Barreto/ Setur

O setor do turismo, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus, registrou alta no último mês de agosto com a retomada das atividades. O período em que foram adotadas medidas de isolamento para prevenção contra a Covid-19 resultou em diminuição da receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes, hotéis, transporte aéreo, rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê.



Segundo um relatório da consultoria Arazul Research, que usa dados do IBGE, o mês de agosto do Brasil registrou um crescimento 19,3% em comparação com o mês de julho, acumulando ganho de 63,4% nos últimos quatro meses. Entretanto, os números estão abaixo dos que foram registrados no período pré-pandemia. Em relação ao mês de julho de 2019, o índice registrou queda de 44,5% e acumula seis meses seguidos de taxas negativas.

A Bahia acompanha o crescimento nacional do setor, que teve alta de 48,4% no mês de agosto em relação a julho de 2020. Em relação ao mês de agosto do ano passado, a situação ainda preocupa, já que houve uma queda de 59,6% em relação ao mesmo período pré-pandemia.

Na comparação com o setor de serviços como um todo, a economia baiana registra queda de 23,4% no mês de agosto em relação ao ano passado. Com isso, Bahia, ao lado de Alagoas, apresenta o pior desempenho entre os estados pesquisados.





Deixe sua opinião