Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o estado tem traçado estratégias para enfrentar uma terceira onda de Covid-19 no mês de abril.
Para garantir minimizar o impacto da nova onda, a Bahia já tem estocado alguns itens essenciais para o enfnrentamento da doença e combater o avanço do novo coronavírus.
“Estamos nos preparando para que isso, se vier acontecer, como o que estão chamando de terceira onda, nós estejamos preparados. Estamos fazendo estocagem de materiais, medicamentos, equipamentos, de leitos para que possamos oferecer assistência para as pessoas. Estamos mudando algumas estratégias de abordagens de vários níveis. Não só terapêutica, mas como abordagem assistencial”, disse à Metrópole, nesta quinta-feira (1°).
Vilas-Boas também defendeu que priorizem a internação de pessoas com maior risco de morte, uma vez que a superlotação pode resultar em outros problemas, como a falta de leitos no interior e a consequente transferência dos pacientes para outras cidades.
“Estamos conclamando para serem internadas as pessoas de maior risco, que configuram alto risco para necessitar internação. Temos passado por situação de famílias recusarem a oferta de um leito de internação clínica porque a pessoa vai ser retirada daquela cidade. Se não tenho leito em Guanambi, trago para Itabuna, para Salvador. A pessoa fica dois ou três dias. Mas há famílias de pacientes que se recusam”, disse Vilas-Boas.