Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

A Bahia é o estado que teve a maior alta absoluta no número de desocupados (pessoas desempregadas que estão procurando trabalho) no mês de agosto. É o que diz os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (23). As informações fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD).



De acordo com o levantamento, a Bahia registrou um aumento de 16,7% na taxa de desocupação, em comparação ao mês de julho, o que significa que 154 mil pessoas passaram a estar desocupadas. Ao todo, o estado tem 1,078 milhão de pessoas desocupadas. A taxa registrada no Brasil passou de 13,1% para 13,6%, entre julho e agosto, com alta em 19 das 27 unidades da Federação.

Já o número de pessoas trabalhando na Bahia seguiu estável entre julho e agosto, em aproximadamente 4,9 milhões. No entanto, no mesmo período, houve um aumento no número de trabalhadores em seis dos 11 grupos de atividades pesquisados pelo IBGE.

A atividade de comércio, a reparação de veículos automotores e motocicletas tiveram crescimento no número de trabalhadores (+34 mil ocupados), seguida por informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (+18 mil trabalhadores) e construção (+17 mil trabalhadores).  Por outro lado, setores da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-73 mil trabalhadores entre julho e agosto), outras atividades (-16 mil ocupados) e alojamento e alimentação (-11 mil) mostraram as maiores reduções no número de trabalhadores.





Deixe sua opinião