A Bahia deve receber aproximadamente 56 mil doses da vacina Coronavac, no final da tarde desta segunda-feira (25). A previsão é que o insumo chegue a Salvador por volta das 17h20.
O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o estado começou a ter uma distribuição regular de vacinas. Entretanto, a quantidade ainda não é o suficiente para imunizar toda a população.
“É a primeira parcela das 4 milhões que o Butantan consegui liberar junto à Anvisa. A partir de hoje vamos ter uma distribuição periódica regular, seja de uma vacina, seja de outra. Mas ainda em quantidades insuficientes. Nós vamos ter que enfrentar esse problema de logística e temos que monitorar os diferentes tipos de vacinas que receberemos. Isso é um fato. Não há possibilidade de vacinar a população brasileira e nem mundial com apenas um fabricante”, disse Vilas-Boas.
O secretário disse ainda que a Secretaria da Saúde do Estado vai monitorar os diferentes tipos de vacinas, pois existem características específicas em algumas delas. Ele citou como exemplo a vacina de Oxford, Astrazeneca, que tem duração de até quatro meses na primeira dose. “Essa vacina que chegou ontem permite ficar até 4 meses esperando uma segunda dose, porque os estudos mostraram respostas imunes muito boas com um mês”.