Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Diferente primeiro do cenário estimulado do levantamento do instituto RealTime Big Data, encomendado e divulgado pela Record TV Itapoan (veja aqui), a disputa eleitoral promete ser mais acirrada quando o ex-presidente Lula é ligado ao senador e ex-governador Jaques Wagner. O resultado também é fruto de uma pesquisa do instituto.
Embora permaneça na liderança, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), vê o senador petista empatar dentro da margem de erro quando impulsionado por Lula, candidato a presidente e considerado um player importante na corrida pelo Palácio da Ondina.
Citado como ‘independente’, ACM Neto aparece com 36% das intenções de voto. Em seguida, Wagner, com apoio de Lula, aparece com 34%, empatando dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais (3%). Ao ter o nome ligado com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro João Roma tem uma leve melhora, alcançando 13% da preferência do eleitorado baiano. Bernadete Souza, ao ter o nome ligado a Guilherme Boulos, do PSOL, permanece com 3% das intenções de voto.
ACM Neto ainda não sabe, ou pelo menos não divulgou publicamente, qual será a sua posição e a posição de seu partido, o União Brasil, na corrida presidencial do próximo ano. Uma candidatura própria tem sido cogitada, assim como um apoio a Sérgio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) ou outro candidato da chamada terceira via também não é descartado.
O levantamento escutou mi pessoas, entre os dias 24 e 25 de novembro.