Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Aliados afirmam que o presidente Jair Bolsonaro adiou sua filiação ao PL para acalmar a militância bolsonarista, que mostrou descontentamento com o acordo do chefe do Executivo com o partido nas redes sociais. As informações são do blog de Gerson Camarotti, no portal G1.
A filiação do presidente ao PL, inicialmente prevista para o dia 22, foi adiada e ainda não tem nova data para acontecer. De acordo com o blog, três dias depois do anúncio, os presidentes estaduais do partido deram ao presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, “carta branca” para um acerto com Bolsonaro.
A “carta branca” havia sido divulgada por Costa Neto. O acordo garante a Bolsonaro poder escolher candidatos majoritários nos estados.
“O Valdemar manda no partido. Não precisava ter reunido os comandos regionais da legenda para garantir isso ao presidente. Mas Bolsonaro precisava de um tempo para pacificar os ataques dos próprios militantes. Ficou difícil explicar a escolha por um partido tão identificado com o Centrão”, disse um interlocutor ao blog.